Nesta atividade os alunos irão tentar descobrir (descodificar) e esconder eles próprios (codificar) mensagens de texto usando, inicialmente, a cifra de César.
Os textos utilizados nesta atividade têm por base quatro mensagens que narram a história de D. Pedro e D. Inês de Castro, no entanto, poderão ser adaptados a outros textos.
Numa primeira fase, os alunos deverão codificar uma mensagem, utilizando a cifra de César com um deslocamento conhecido de três letras. Numa segunda fase, os alunos deverão conseguir descodificar uma mensagem, devendo para isso, descobrir qual foi o deslocamento utilizado na sua codificação. Na fase final, os alunos deverão conseguir descodificar uma mensagem cifrada com uma correspondência aleatória, construída de forma a que as frequências das letras que lá aparecem respeitem a ordem das frequências das letras utilizadas na língua portuguesa, descritas aqui. Os alunos deverão contar as letras dessa mensagem, fazer a correspondência com as letras mais frequentes na língua portuguesa e identificar as palavras da mensagem que ocorreram repetidamente nas mensagens anteriores.
Esta atividade decorre em sala de aula, individualmente ou em grupo, em que os alunos estimulam a sua capacidade de raciocínio lógico e aprendem alguns dos conceitos básicos do pensamento computacional. Nomeadamente, a aplicação de algoritmos de codificação e descodificação de mensagens de texto, a lógica está presente na descoberta e aplicação das correspondências entre alfabetos de codificação, o reconhecimento de padrões e a experimentação são elementos fundamentais para a descodificação das mensagens.