Nesta atividade os alunos vão analisar sequências de movimentos (algoritmo), descobrir e corrigir erros que podem ser encontrados.
Os movimentos (instruções), que o aluno deve executar, são representados por cartas que os descrevem. A sequência de instruções, deve ser executada e depurada pelos alunos de forma a que seja cumprida a tarefa pretendida. Neste caso, será chegar ao centro da “sala”, partindo de um dos lados de um quadrado, que foi previamente definido.
Numa primeira fase, os alunos devem seguir um conjunto de instruções com o objetivo de chegar ao centro do quadrado. Numa segunda fase, os alunos deverão analisar que instrução deve ser alterada (trocada) de forma a que a sequência cumpra efetivamente a tarefa pretendida. Na fase final, devem ser os alunos a criar a sua sequência com erros, para serem depois corrigidas pelos colegas.
Esta atividade é para ser realizada em grupo e decorre, idealmente, num ginásio ou espaço aberto onde previamente foram desenhados dois quadrados concêntricos, o menor com uma unidade de lado e o maior com dez unidades de lado. A cada grupo é distribuído um conjunto de cartas, bem como material para marcar o percurso (por exemplo 13 varetas de madeira com o comprimento de uma unidade). Nesta atividade os alunos exercitam alguns dos conceitos fundamentais do pensamento computacional, nomeadamente análise de algoritmos e debugging (depuração).