Nesta atividade os alunos irão identificar relações familiares e deverão utilizar o raciocínio lógico para construir e analisar árvores genealógicas e inferir relações de parentesco. Em particular, deverão aprender a expressar as várias relações de parentesco através da relação de ascendência/descendência.
Numa primeira fase, é pedido aos alunos para construírem uma árvore genealógica recorrendo apenas a relações progenitor/filho, a partir de um exemplo simples incluindo apenas filhos, pais e avós, e têm que responder a perguntas que lhes são colocadas acerca das relações. Numa segunda fase, partindo de instruções do tipo “X é filho(a) de Y”, deverão construir uma nova árvore genealógica de modo a tomarem uma consciência da composição das instruções. Nas fases finais, os alunos, devem completar uma árvore genealógica, agora com graus de parentesco mais complexos (ex. “tio/sobrinho”, “primo de”, “sogros de”, “genros/noras de”, …), devendo ser já capazes de identificar padrões comuns e de abstrair características gerais de um determinado grau de parentesco. Podendo, nesta fase final, serem incluídos novos elementos que não possuam uma relação familiar entre si.
Esta atividade pode ser realizada em sala de aula, em grupo, tendo como principal objetivo, usando a relação de ascendência/descendência inferir diferentes graus de parentesco que lhes são pedidos, partindo de uma árvore genealógica. Nesta atividade os alunos são desafiados a utilizar o raciocínio lógico e identificação de padrões, para chegar à solução dos problemas que lhes são propostos.