Nesta atividade os alunos irão tentar descobrir mensagens/imagens que se encontram numa tabela quadriculada de dupla entrada.

A localização dos pontos que definem a mensagem/imagem é definida através de instruções sob a forma de coordenadas. O desenho definido na tabela é um desenho monocromático – picross ou nonograma.

Numa primeira fase, os alunos são conduzidos na perceção das características fundamentais de um picross, através da identificação das coordenadas de uma imagem. Numa segunda fase, os alunos devem enumerar pela ordem correta as coordenadas de uma imagem simples, sendo o objetivo desta fase avaliar se os alunos compreenderam a atividade. Nas fases finais. pretende-se que os alunos resolvam alguns picross, com grau de dificuldade e dimensão crescente.  

Esta atividade pode ser realizada em sala de aula, individualmente ou em grupo, tendo como principal objetivo a descoberta por parte dos alunos, da mensagem/imagem através da utilização de um conjunto de regras padronizadas e sequenciais. Os alunos são desafiados a utilizar o raciocínio lógico na identificação das regras-padrão e a sequência de aplicação dessas mesmas regras, desenvolvendo desta forma um algoritmo para cada problema.