Nesta atividade, os alunos definem um plano para construir sequências de elementos base. Neste caso particular, os elementos base são missangas coloridas e com diferentes formas.
Os alunos irão construir sequências de missangas, com o objetivo de aprender a utilizar um conjunto de regras padronizadas e sequenciais, típicas do pensamento computacional.
Numa primeira fase, os alunos devem construir uma sequência de missangas, que cumpra o que é descrito numa especificação abstrata previamente elaborada. Numa segunda fase, os alunos deverão, a partir de uma dada especificação abstrata, chegar à sequência de instruções que permite a construção de um exemplo concreto. Numa fase final, os alunos devem conseguir, partindo de uma sequência de instruções detalhadas, construir um exemplo que cumpra todas as regras dadas. Deverão também ser capazes de verificar se as regras estão a ser cumpridas, por forma a identificar instâncias que não estejam corretas e descobrir quais as condições que determinam o que é uma instância válida ou inválida.
Esta atividade, que decorre em grupo numa sala de aula, estimula a capacidade dos alunos de abstração, aprendendo também a utilizar um conjunto de regras padronizadas e sequenciais típicas do pensamento computacional.