Nesta atividade os alunos são convidados a explorar as características fundamentais de uma pizza, através da inspeção de alguns exemplos concretos, identificando e abstraindo quais os componentes fundamentais de uma pizza, depois usar essas características para reconhecer e/ou criar uma pizza de forma inequívoca.

Os alunos aprendem a descrever elementos de um conjunto, utilizando as suas características fundamentais, que foram previamente identificadas.

Numa primeira fase, os alunos devem replicar um exemplo concreto a partir de instruções de construção que lhes são fornecidas, assim como descrever um exemplo concreto dado um conjunto de características. Numa segunda fase, os alunos trabalham a suas capacidades de abstração, sendo para isso levados a decompor um conjunto de exemplos, a reconhecer as suas características fundamentais e respetivos conjuntos de valores. Numa fase final, os alunos deverão identificar as condições de boa formação, ou seja, identificar regras que devem ser seguidas para descrever os exemplos corretamente e determinar o que é um elemento válido ou inválido do domínio.

Esta atividade, que decorre em grupo numa sala de aula, estimula a capacidade dos alunos de decomposição e de abstração dos conceitos básicos do pensamento computacional. A atividade desafia os alunos a identificar quais as características fundamentais num exercício de decomposição e abstração, sendo depois conduzidos a especificar e executar algoritmos de construção, usando as regras próprias do problema.