Nesta atividade os alunos irão definir percursos em mapas pré-definidos, de modo a ir de um ponto de partida até ao tesouro.

Os caminhos são indicados usando um vocabulário que identifica todas as ações permitidas (virar esquerda, virar direita, seguir em frente). Sendo pedido aos alunos que identifiquem e construam a menor sequência de ações que lhes permita chegar ao tesouro. É assumido que se segue sempre o caminho, sendo uma ação indicada somente quando existe um cruzamento, ou seja, quando existe a possibilidade de seguir mais do que um caminho. Nesta atividade são trabalhados os conceitos de algoritmo, decomposição e abstração.

Numa primeira fase, os alunos são convidados a seguir uma sequência de ações (algoritmo) que partindo de um ponto inicial permita chegar ao destino (tesouro) e desta forma familiarizarem-se com a linguagem utilizada. Numa segunda fase, é pedido aos alunos que construam as sequências de ações que lhes permita chegar ao destino (tesouro). Na fase final é pedido aos alunos que construam não só uma sequência, mas que garantam que essa é a menor sequência de ações.

Esta atividade pode ser realizada em sala de aula, individualmente ou em grupo. Conjuga a aprendizagem de conceitos básicos de programação, como a decomposição, abstração e construção de algoritmos, com uma atividade com a qual estão familiarizados como é a procura de caminhos num labirinto.