As atividades do OCTO NOVA promovem o desenvolvimento e aplicação de atividades que colocam as crianças em situações desafiantes do seu dia a dia. As situações criadas contribuem para o desenvolvimento de competências gerais de decomposição de problemas, raciocínio por analogia, separação entre o essencial e o acessório (abstração) e de sistematização na descrição de processos e de informação. A aprendizagem de conceitos fundamentais como o raciocínio lógico, a deteção e utilização de padrões em informação, o desenho e execução de algoritmos, aliados a abordagens de experimentação e criação incremental de soluções e ao trabalho em equipa, é essencial para uma transposição bem-sucedida de conhecimento na resolução de problemas para contextos novos e inesperados.
O projeto que lhe deu origem é uma Academia Gulbenkian do Conhecimento que decorreu em dois anos letivos e envolveu cerca de 20 membros de diversas áreas da faculdade e 14 professores do ensino básico de diversos agrupamentos da grande Lisboa. Foram desenvolvidas em coautoria 10 atividades unplugged de pensamento computacional, disponíveis para aplicação em sala de aula. As atividades foram aplicadas experimentalmente em sala de aula a 146 alunos participantes. Com envolvimento significativo de toda a equipa foram desenvolvidos materiais de apoio como fichas de trabalho, materiais tangíveis em papel, em plástico recorrendo à impressão 3D, ou outros preparados em madeira.